Skip to main content

Delta News Hub Logo

Requerimento representa um marco significativo na criação de uma parceria; companhias aéreas irão expandir a qualidade e quantidade de opções para clientes que viajam entre Estados Unidos e México

ATLANTA E CIDADE DO MÉXICO, 31 de março de 2015 – A Delta Air Lines (NYSE: DAL) e o Grupo Aeroméxico (Mexico: AEROMEX.MX) apresentaram um requerimento junto ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos em busca de imunidade antitruste para uma nova parceria em voos entre os Estados Unidos e México.

O requerimento representa um passo significativo na criação de uma parceria de US$1,5 bilhões que permitirá a Delta e a Aeroméxico competirem de forma mais eficaz em rotas entre os EUA e o México. A parceria irá proporcionar mais opções para os viajantes em ambos os países, permitindo simultaneamente investimentos conjuntos pelas duas companhias aéreas, melhorando ainda mais a experiência do cliente.

"O México é o destino internacional mais popular entre os clientes da Delta, e nossa proposta de parceria irá oferecer aos nossos clientes mais opções de horários e destinos em viagens de negócios ou a lazer", disse Ed Bastian, presidente da Delta. "A homologação da imunidade antitruste vai permitir que os viajantes se beneficiem plenamente de todos os aspectos de uma futura parceria Delta-Aeroméxico, incluindo a combinação de duas redes complementares."

"Estamos entusiasmados com esta oportunidade para aprofundar ainda mais nosso relacionamento com a Delta. O potencial para alinhar nossas redes e programação significa que seremos capazes de oferecer uma maior escolha do cliente do que teria sido capaz de oferecer individualmente", disse Andrés Conesa, CEO do Grupo Aeroméxico.

O pedido também será submetido à aprovação das autoridades antitruste do México, a Comisión Federal de Competencia Económica (Comissão Federal de Concorrência Econômica). Após o recebimento das aprovações governamentais necessárias, a Delta e a Aeroméxico procurarão expandir as oportunidades para reunir e investir em infraestruturas aeroportuárias ao melhorar portões, lounges e a experiência de conexão no geral. Além disso, as companhias aéreas vão aumentar as iniciativas de marketing e vendas conjuntas.

Através da parceria proposta, as companhias aéreas vão oferecer uma rede expandida dentro do México e conexões para centros de negócios dos EUA em Los Angeles e Nova York. Os hubs da Aeroméxico - Cidade do México, Monterrey e Guadalajara – irão oferecer aos clientes da Delta maior acesso a cidades em todo o México. A Delta irá fornecer a Aeroméxico uma ampla rede norte-americana, através dos principais hubs da Delta, incluindo Atlanta, Detroit, Los Angeles, Minneapolis, Nova York, Salt Lake City e Seattle, e uma presença forte de marketing em todo os EUA.

A Delta e a Aeroméxico lançaram seu primeiro codeshare em 1994 e ambos se tornaram as companhias aéreas fundadoras da SkyTeam em 2000. Em 2011, a Delta firmou um acordo comercial reforçado com a Aeroméxico, e em 2012, a Delta investiu US$ 65 milhões em ações do Grupo Aeroméxico, a empresa-mãe da Aeroméxico. Atualmente, Delta e Aeroméxico oferecem mais de 4.000 voos semanais de codeshare, o que representa mais de 80 voos diários de ida e volta através da fronteira. Um ano atrás, a Delta e a Aeroméxico abriram uma MRO conjunta em Queretaro.

Sobre Aeromexico

O Grupo Aeromexico, S.A.B. de C.V. é uma holding cujas subsidiárias estão envolvidas na aviação comercial no México e na promoção de programas de fidelidade de passageiros. A Aeromexico, maior companhia aérea do México, opera mais de 600 voos diários de seu principal hub no terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México. A sua rede de destinos apresenta mais de 80 cidades em três continentes, incluindo 47 destinos no México, 17 nos Estados Unidos, 12 na América Latina, três na Europa, dois na Ásia e um no Canadá. A frota do Grupo com mais de 124 aeronaves é composta por Boeing 787, 777, 767 e 737 aviões a jato e próxima geração Embraer modelos 145, 170, 175 e 190. Em 2012, a companhia anunciou a estratégia de investimento mais significativo na história da aviação no México, com a compra de 100 aviões Boeing B737 MAX incluindo 90 aviões a jato e 10 B787-9 Dreamliners.

Como membro fundador da aliança de companhias aéreas SkyTeam, Aeromexico oferece aos clientes 1.000 destinos em 178 países servidos pelas 19 companhias aéreas parceiras da SkyTeam premiando os passageiros com benefícios, incluindo o acesso a 530 saguões de aeroportos premium em todo o mundo.

Sobre Delta Air Lines

A Delta está trabalhando para ser a melhor companhia aérea dos EUA na América Latina e no Caribe. Suas conquistas foram reconhecidas na forma de duas grandes premiações recebidas na edição 2014 do Latin Trade’s Best of Travel Annual Awards, nas categorias “Melhores Melhorias Gerais” e “Melhores Parcerias e Alianças”, além de ter sido a única empresa norte-americana presente nos rankings deste ano. A Delta prossegue seu processo de crescimento na América Latina ao estabelecer uma aliança de longo prazo exclusiva com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Aeroméxico e a Aerolíneas Argentinas, e está comprometida em construir uma forte presença regional e melhorar a sua rede global e aprimorando a  experiência dos seus clientes. A Delta disponibiliza serviços para 30 países e 53 destinos na região, oferecendo acima de 1.800 voos semanais entre a América Latina/Caribe e os EUA. Delta oferece aos seus clientes assistência em tempo real, em espanhol e português, pelo Twitter @ DeltaAssist_ES e @ DeltaAjuda das 9h00 às 19h00. Aos clientes brasileiros, a Delta criou uma página no Facebook que pode ser acessada pelo link: http://www.facebook.com/DeltaAirLinesBrasil.

A Delta Air Lines serve a mais de 170 milhões de passageiros por ano. A Delta foi incluído no top 50 da edição 2014 da “Lista de Empresas Mais Admiradas do Mundo” da revista Fortune, bem foi nomeada a companhia aérea mais admirada pela quarta vez em cinco anos. Além, Delta ha sido elegida como a empresa aérea número um na pesquisa Business Travel News pelo quarto ano seguido, a primeira vez para uma companhia aérea. A Delta e as linhas que compõem a Delta Connection oferecem serviços para 326 destinos, em 59 países, em seis continentes. Com sede em Atlanta, a Delta emprega mais de 80.000 pessoas no mundo e opera uma frota com mais de 700 aeronaves. Membro fundador da aliança global SkyTeam, a Delta participa da aliança transatlântica líder da indústria com a Air France-KLM e Alitalia. Incluindo seus parceiros mundiais, a Delta oferece aos seus clientes mais de 15.000 voos diários, com importantes hubs e mercados incluindo Amsterdam, Atlanta, Boston, Detroit, Los Angeles, Minneapolis-St. Paul, Nova York-JFK, Nova York-LaGuardia, Paris-Charles de Gaulle, Salt Lake City, Seattle e Tokio-Narita. A Delta está investindo bilhões de dólares em aeroportos e produtos, serviços e tecnologia para aprimorar a experiência de viagem de seus clientes no céu e em solo. Mais informações estão disponíveis no site delta.com, no Twitter @Delta, em Google.com/+Delta, em facebook.com/delta e em blog do Delta takingoff.delta.com.

Português (Portuguese)

Related Topics

Related topics