Após um ano sólido de recuperação e desempenho operacional liderado por seus funcionários, a Delta Air Lines foi nomeada a Melhor Companhia Aérea dos Estados Unidos em 2021 pelo The Wall Street Journal (WSJ) em seu ranking anual de desempenho de empresas aéreas, divulgado em 28 de janeiro último. A publicação considera sete importantes métricas operacionais e relacionadas aos clientes de nove companhias aéreas norte-americanas, e, depois de ocupar a segunda colocação em 2020, a rede da Delta ficou em primeiro lugar no ano passado. A Delta também foi a principal empresa aérea no ranking de assentos do meio do WSJ em 2019.
“À medida em que avançamos juntos para reconstruir a companhia em 2021, permanecemos fiéis às promessas de nossa marca (nos quesitos*) segurança, confiabilidade e limpeza”, disse o vice-presidente executivo e chefe de Operações, John Laughter. “Essa conquista reconhece o incrível esforço de nosso pessoal para oferecer, com segurança, um serviço confiável e pontual, ao mesmo tempo em que mostramos aos nossos clientes a ‘diferença Delta’”.
O jornal classificou as companhias aéreas por métricas objetivas de desempenho do setor e pelos dados do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. A Delta ficou em primeiro lugar no geral e também em cinco das sete categorias avaliadas, incluindo chegadas pontuais; fator de conclusão; prevenção de atrasos extremos e imprevistos; e menor número de reclamações no Departamento de Transportes norte-americano.
A reportagem completa e os detalhes do levantamento podem ser conferidos no site do The Wall Street Journal.
O WSJ informou que o fator de conclusão da rede da Delta ficou em primeiro lugar entre as nove aéreas avaliadas, com o cancelamento de apenas 0,6% de todos os voos programados. A Delta Connection (empresa número 1 entre as concorrentes regionais) contribuiu fortemente para o desempenho da companhia aérea ao longo do ano, estabelecendo um recorde de 218 dias sem cancelamentos.
No ano passado, a linha principal da Delta liderou o ranking em relação ao seu concorrente mais próximo por quase um ponto percentual completo no fator de conclusão, cinco pontos em chegadas pontuais e quase quatro pontos à frente em partidas pontuais.
O reconhecimento do The Wall Street Journal é um dos mais recentes para a premiada operação da Delta. Os funcionários também ajudaram a catapultar a companhia a outras colocações de prestígio, incluindo o prêmio Cirium Platinum por excelência operacional, o primeiro lugar no Estudo de Satisfação de Companhias Aéreas da América do Norte JD Power de 2021 e o primeiro lugar na Pesquisa de Companhias Aéreas do Business Travel News, realizada anualmente, pelo 11º ano consecutivo.
Além de ter como objetivo liderar o setor em confiabilidade e desempenho pontual, as principais iniciativas focadas no cliente em 2021 impulsionaram a fidelidade à marca da Delta e a alta satisfação do cliente. O bloqueio dos assentos do meio, que vigorou até maio de 2021, o programa Delta CareStandard e a inovação fizeram da Delta a companhia aérea preferida durante o que se tornou um ano em que a recuperação e a reconstrução se desenrolaram rapidamente.
“A dedicação da Delta à confiabilidade operacional é a base da experiência premium que trabalhamos para oferecer todos os dias, conforme construímos conexões significativas com nossos clientes ao longo de sua jornada”, disse a vice-presidente executiva e diretora executiva de Experiência do Cliente, Allison Ausband. “Esse reconhecimento é uma prova da resiliência de todos os 75 000 funcionários da Delta que trabalham continuamente para garantir uma jornada segura e confiável para todos”.
*Nota do editor.