A Delta foi reconhecida como a companhia de melhor desempenho do mundo nos últimos 10 anos, bem como a melhor empresa aérea norte-americana, pelos jurados do Decade of Airline Excellence Awards (Prêmio de Excelência da Década das Companhias Aéreas*), lançado pelo site FlightGlobal, pela revista Airline Business e pela área de prática de aviação civil da empresa de consultoria Korn Ferry, em substituição à premiação Airline Strategy Awards (Prêmio de Estratégia das Companhias Aéreas*). 

À medida em que o setor de aviação enfrenta a continuidade da pandemia, o Decade of Airline Excellence Awards celebra as conquistas e os efeitos duradouros obtidos pelas companhias aéreas de cada uma das seis principais regiões do mundo na década anterior à crise, período de maior êxito financeiro na história do segmento aéreo.

“Ao longo da década, sob a liderança do presidente-executivo Ed Bastian e de seu antecessor Richard Anderson, a transportadora (que pertence à aliança*) SkyTeam buscou e alcançou uma cultura e estratégia de negócios voltada aos funcionários e aos clientes”, disse o editor administrativo da Airline Business, Lewis Harper. “Saindo da crise financeira, a empresa tornou-se garota-propaganda da nova maturidade financeira do setor de aviação, combinando isso com uma consistência estratégica no decorrer do período”.

De acordo com o Flight Global, “a Delta obteve uma das respostas mais entusiasmadas dos juízes”, que observaram como a companhia amadureceu financeiramente, à medida em que as receitas aumentaram mais de 50% e as ações subiram substancialmente em toda a década passada, permitindo à empresa aérea expandir sua presença global por meio de investimentos com capital próprio e joint ventures.

Além da solidez financeira e das rotas diferenciadas da Delta, os jurados dedicaram atenção especial à cultura focada nas pessoas e à estratégia baseada em valores da empresa, o que resultou no ganho de US$ 1,6 bilhão em participação nos lucros pelos funcionários em 2019.

Ao anunciar o prêmio da Delta, o Flight Global notou que “Quando solicitado a resumir seu trabalho, a resposta de Bastian foi: ‘Cuidado com o nosso pessoal’. Isso reflete a filosofia de liderança da Delta, baseada no círculo virtuoso de que se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão de seus clientes, cujos negócios e fidelidade permitem recompensar seus investidores”.

Agora, ao passo em que a Delta enfrenta a pandemia de COVID-19 e se esforça para construir uma companhia aérea mais resiliente, ela se mantém fiel aos seus valores e continua a priorizar as pessoas acima dos lucros, seguindo com iniciativas como o bloqueio dos assentos do meio até março (de 2021*), testagem dos funcionários e adoção de medidas de proteção para manter os colaboradores e clientes seguros.

Para mais informações sobre todos os vencedores, visite o site flightglobal.com.

*Notas do editor.

Related Topics