A Delta comprará até 10 milhões de galões de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) puro da Shell Aviation, durante um período de dois anos, para uso em seu hub no Aeroporto Internacional de Los Angeles. Isso aumentará os compromissos de SAF da companhia aérea global para mais de 200 milhões de galões, mais da metade de sua meta de SAF, que prevê o uso de 10% desse tipo de combustível anualmente até o final de 2030*, bem a caminho de 35% de utilização de SAF até 2035.
  • 10 milhões de galões de SAF puro serão fornecidos pela Shell Aviation à Delta ao longo de dois anos para uso no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), levando a companhia a um passo mais próximo de atingir 10% de uso de SAF até o final de 2030.
  • Acordo inclui testar a plataforma Avelia para trazer maior transparência ao rastreamento e contabilização do impacto de carbono das companhias aéreas ao voar.

A Delta está assumindo outro compromisso multimilionário em relação ao combustível de aviação sustentável na sua busca para escalar o que é amplamente considerado a maior alavanca de descarbonização comprovada do setor aéreo.

A Delta comprará até 10 milhões de galões de SAF puro da Shell Aviation, durante um período de dois anos, para uso em seu hub no Aeroporto Internacional de Los Angeles. Isso aumentará os compromissos de SAF da companhia aérea global para mais de 200 milhões de galões, mais da metade de sua meta de SAF, que prevê o uso de 10% desse tipo de combustível anualmente até o final de 2030* e bem a caminho de 35% de utilização de SAF até 2035. As ambições da Delta complementam as da Shell, que pretende ser um negócio de energia com emissões líquidas zero até 2050.

“Não há SAF suficiente disponível hoje para abastecer as companhias aéreas comerciais do mundo por um único dia”, disse a diretora executiva de Sustentabilidade da Delta, Pam Fletcher. “É por isso que a Delta continua criando sinais de demanda como esse acordo com a Shell, para mostrar que vale a pena investir e crescer nessa importante alavanca de descarbonização. Podemos ter um grande impacto em apenas alguns anos se as partes interessadas e o governo trabalharem juntos para fornecer o mesmo nível de investimento e incentivos atualmente disponíveis para o combustível que move nossos carros”.

O hub da Delta em Los Angeles receberá o SAF combinado, graças ao antigo padrão de combustível de baixo carbono da Califórnia, que oferece incentivos para os produtores fornecerem SAF ao Estado. Outros Estados estão agora explorando programas de SAF semelhantes e incentivos fiscais para complementar as políticas federais que encorajam o investimento e a ampliação desse combustível sustentável.

O poder do SAF é triplo:

  • As emissões de carbono do ciclo de vida da produção de SAF puro são até 80%1 menores do que as do combustível de aviação tradicional. E, em alguns casos, como no parceiro de SAF Gevo, produzir SAF também contribui para reduzir a pegada de carbono da agricultura.
  • É um “combustível drop-in” seguro e totalmente certificado que atende às especificações ASTM Jet A, o que significa que pode ser transportado usando a infraestrutura de combustível existente para os aeroportos. A Delta foi uma peça-chave para provar isso em 2022.
  • O SAF puro pode ser misturado com combustível de aviação convencional e usado nos motores de aeronaves atuais, sem necessidade de modificações, em uma proporção de até 50%. A Delta tem sido líder em avaliar a tecnologia por meio de análises de motores SAF em seu laboratório de testes de motores de última geração em Atlanta.

O presidente da Shell Aviation, Jan Toschka, acrescentou: “É brilhante ver a Delta priorizar o SAF, ajudar a reduzir as emissões do ciclo de vida e, ao mesmo tempo, fornecer tanto a demanda que ajudará a liberar mais produção de SAF como a escala para utilização. Isso marca outro desenvolvimento importante para o futuro da aviação sustentável, pois acordos ambiciosos como esse podem ser a chave para impulsionar a transição do setor aéreo em direção a um futuro mais sustentável”.

O compromisso da Delta com a transparência em seus negócios inclui a sustentabilidade. É por isso que o acordo também inclui a Delta testar o rastreamento da entrega do Shell SAF e seus dados de uso por meio da Avelia, uma das primeiras soluções SAF digitais movidas a blockchain do mundo, lançada pela Shell Aviation e seus parceiros no ano passado. Espera-se que essa tecnologia permita que a Delta rastreie SAF e dados ambientais com total transparência para reduzir suas emissões, bem como as de seus clientes corporativos de SAF, evitando problemas como contagem dupla.

*Sujeito a investimento de terceiros e desenvolvimento oportuno de instalações.
Share