A Delta Air Lines está expandindo sua parceria de longa data líder na indústria com a Air France-KLM Group com um investimento de €375 milhões para adquirir 10% de participação de sua parceira de joint venture e uma cadeira no Conselho de Administração da Air France-KLM Group. Além disso, a Delta, a Air France-KLM e a Virgin Atlantic lançarão uma joint venture de longo prazo, com um investimento de 31% da Air France-KLM na Virgin Atlantic, garantindo aos clientes a rede mais abrangente de rotas transatlânticas.
“Um cenário global dinâmico significa que é mais importante do que nunca para a Delta reforçar os laços com seus parceiros globais, fornecendo oportunidades de crescimento mútuo”, disse Ed Bastian, CEO da Delta. “Os pontos fortes da Delta, Air France-KLM e Virgin Atlantic reunidos em uma joint venture formarão a parceria transatlântica de escolha dos clientes”.
A joint venture expandida, incluindo a Alitalia, oferecerá cerca de 300 voos diários transatlânticos sem escalas e horários de voos convenientes. Os clientes também poderão ganhar e resgatar milhas em todas as companhias aéreas, aproveitar a co-localização das instalações nos principais aeroportos para melhorar a conectividade e o acessar salas VIP de cada companhia aérea.
O investimento faz parte de um pacote de investimentos que a Delta fez nos últimos anos com o aumento de sua presença internacional por meio de parcerias com as principais companhias aéreas de várias regiões do mundo. A demanda da base de clientes e dos hubs de aeroportos combinados da Delta e Air France-KLM permitiu novas rotas transatlânticas, oferecendo aos clientes da Delta mais opções de destinos e horários de voo.
“Na última década, as parcerias globais da Delta impulsionaram um crescimento internacional significativo”, disse Steve Sear, presidente internacional e vice-presidente executivo de Vendas Globais da Delta. “Com o desenvolvimento dessas parcerias, nossa capacidade de alinhar a rede, as vendas e outras iniciativas comerciais e operacionais trará benefícios ainda maiores para nossos clientes e funcionários”.
Todas as transações estão sujeitas à execução de acordos definitivos e aprovação final dos acionistas, do conselho e da autoridade reguladora.
A atual joint venture da Delta com a Air France-KLM foi estabelecida em 2009, com a adição da Alitalia em 2010. Em 2012, a Delta lançou uma joint venture com a Virgin Australia, seguida em 2013 por um investimento de 49% e uma joint venture com a Virgin Atlantic. Em 2015, a Delta entrou em um acordo de comercialização avançado com a China Eastern, sua parceira SkyTeam, onde adquiriu uma participação de 3,5%. Em 2017, a Delta lançou seu acordo de cooperação conjunta com a Aeroméxico e aumentou para 49% sua participação acionária nesta companhia aérea. Também em 2017, a Delta anunciou uma joint venture com a Korean Air Lines. A Delta também detém a participação de 9,5% na companhia aérea GOL, com sede no Brasil.