Skip to main content

Delta News Hub Logo

Destaque nas parcerias: Evolução da marca da GOL no Brasil recebe aprovação dos clientes

Follow Delta News Hub on Twitter Follow Delta News Hub on Facebook Follow Delta News Hub on LinkedIn Email Delta News Hub

Nos seis anos de parceria entre Delta e GOL, ambas as companhias aéreas evoluíram. Como parceiras de longo prazo, a Delta também detém 9,5% de participação na companhia aérea do Brasil. A transportadora brasileira teve seu início como uma low-cost, mas enquanto a experiência oferecida ao cliente da GOL mudou, as percepções permaneceram as mesmas. A evolução da GOL é destacada por uma campanha de mudança de sua marca lançada no último mês, promovendo novos produtos e serviços focados nos clientes corporativos e que viajam a lazer. A empresa investiu em aprimoramentos como o Wi-Fi de bordo, TV ao vivo, salas VIP em aeroportos, sua classe econômica premium GOL+ e assentos de couro, além de ferramentas digitais como o Selfie Check-In.

O Delta News Hub teve a oportunidade de conversar com Paulo Kakinoff, CEO da GOL, e Mauricio Parise, diretor-geral de marketing da GOL e antigo líder de marketing da Delta, os responsáveis pela evolução da marca da GOL.Kakinoff

News Hub: Kakinoff, quando a GOL começou há 16 anos, a visão da companhia aérea era tornar a viagem de avião mais acessível aos brasileiros. A parceria entre a GOL e a Delta proporcionou muitos benefícios aos clientes, mas a imagem da GOL como uma companhia aérea low-cost permaneceu. Como essa nova campanha foi recebida pelos clientes?

Paulo Kakinoff: O reposicionamento da marca da GOL é resultado de anos de aprimoramentos de produtos e do trabalho com nossa parceira Delta. Agora temos o suficiente para contar uma nova história e mostrar para os brasileiros que não somos apenas a maior companhia aérea local, mas também uma transportadora de alta qualidade. Nossa rede e confiabilidade operacional inigualáveis apresentam uma sólida oferta para viajantes a negócios ou lazer.

Estamos monitorando os resultados da campanha em duas frentes, por pesquisa de marketing e com o Net Promoter Score, que mensura a probabilidade de os clientes recomendarem um produto.

Durante os primeiros 30 dias da campanha, os clientes responderam com um aumento na preferência da marca. Foram positivos a respeito da GOL em suas casas e com amigos, e suas percepções sobre a companhia aérea cresceu 6%. Os clientes nos veem como uma companhia aérea que está mudando para melhor e na qual planejam voar com maior frequência, evidenciada pelo aumento de 7% em relação à preferência.

O Net Promoter Score irá monitorar a opinião de nossos clientes sobre a evolução da marca da GOL após viajarem conosco. Esperamos um aumento na preferência do cliente aqui também, baseado nos resultados iniciais da campanha de reposicionamento.

NH: Mauricio, você é um veterano de marketing da Delta que agora está liderando a implementação de estratégias de marketing para a GOL. Quais foram suas percepções iniciais sobre a GOL e o que a campanha está fazendo para mudá-las?

Mauricio Parise: Esta tem sido uma oportunidade única para trazer a perspectiva da Delta para a GOL, que foi recebida com grande entusiasmo. A GOL busca continuar líder em inovação. É amplamente reconhecida como a maior companhia aérea doméstica no Brasil, mas foi fundada como uma transportadora low-cost e com sCONFORTOerviço limitado. Nos últimos três anos, a companhia aérea tem atualizado seus produtos e serviços para atender a uma maior variedade de clientes. No entanto, a percepção de uma companhia aérea de qualidade, tanto em serviço quanto em conforto, ainda não era a realidade da GOL. A versão ‘Manifesto’ é uma jornada visual da história e evolução da GOL por meio de tecnologia e criatividade, inspirando clientes a viajarem em uma companhia aérea que busca oferecer aos viajantes qualidade de tempo gasto em cada etapa de sua jornada.

É por isso que a campanha é importante, pois articula claramente como a GOL valoriza seus clientes e o tempo que gastam viajando conosco.

Os anúncios publicitários expressam como o tempo viajando com a GOL é bem aproveitado para clientes corporativos, que podem continuar a trabalhar durante o voo graças ao Wi-Fi de bordo. Além disso, o tempo passa rápido com a GOL devido aos nossos serviços de primeira linha e a possibilidade de os clientes controlarem sua jornada por meio da tecnologia.

NH: Qual foi o papel da Delta na mudança de marca da GOL?

Parise: A Delta e a GOL se complementam no mercado Brasil-Estados Unidos. A Delta forneceu um roteiro para os aprimoramentos da GOL baseado em sua história de serviço e desenvolvimento de uma oferta de produtos premium aos clientes de alto valor, ao mesmo tempo que a GOL oferece um amplo reconhecimento de marca, um profundo conhecimento interno do Brasil e cobertura de rede. Isso possibilitou que as duas companhias aéreas criassem um serviço unificado que atende às necessidades dos passageiros em ambos os mercados, fornecendo um serviço ininterrupto. 

A Delta associa-se constantemente com a GOL, compartilhando suas melhores práticas, mas também respeitando as características do mercado brasileiro e a cultura corporativa da GOL. Olhamos para a Delta para ver uma nova maneira de fazer as coisas.

Com isso, a GOL também tem sido uma parceira valiosa para a Delta. Por exemplo, o nível de reconhecimento de marca da Delta no Brasil era, naturalmente, menor do que o da GOL. Por esta razão, toda a comunicação na Delta no Brasil apresenta o logo da GOL e nos pontos de contato da GOL também, incluindo campanhas publicitárias, revistas de bordo e até mesmo nas aeronaves, ajudando a aumentar o reconhecimento da marca da Delta. Esta é apenas uma das muitas maneiras pelas quais nos complementamos.GOL PREM

NH: Quais são as principais mudanças em produtos e serviços implementadas pela GOL?

Parise: Tivemos muitas. Em primeiro, a introdução da GOL+, o equivalente da Delta Comfort+, em voos domésticos, tornando a GOL a primeira companhia aérea brasileira a oferecer duas opções de classe econômica. Também lançamos o Wi-Fi de bordo 2KU em novembro de 2016, disponível atualmente em mais de um terço da frota, com planos para conectar toda a frota até o terceiro trimestre de 2018. O 2KU é um grande passo para manter nossos clientes conectados de maneira ininterrupta a bordo.

Nossas ofertas em solo também foram aprimoradas com as novas salas VIP no Rio de Janeiro e em São Paulo, disponibilizando aos viajantes um lugar confortável para relaxar enquanto esperam por seus voos ou conexões. O acesso à sala é cortesia para clientes viajando na Delta One, GOL Premium ou nas classes Primeira/Executiva da Air France/KLM. Membros SkyMiles Diamond, Platinum ou Gold e membros Smiles Diamond e Smiles Gold também têm acesso às salas.

A GOL é similar à Delta pois ambas são líderes na indústria em termos de ofertas tecnológicas para clientes. Enquanto a Delta oferece opções como o atendimento em tempo real pelo Twitter, a GOL tem inovações como o Selfie-Check-In, o que nos tornou a única companhia aérea do mundo a permitir que os passageiros realizem check-in em seus aplicativos utilizando reconhecimento facial. Nosso inovador aplicativo também usa serviços de geolocalização integrados ao Waze para monitorar o trânsito até o aeroporto, a partir de seis horas antes do embarque, para fornecer aos usuários um horário recomendado para saírem, além de oferecer opções alternativas caso o passageiro esteja prevendo chegar ao aeroporto mais cedo ou tarde. Fizemos tudo isso para simplificar o processo de viagem para nossos clientes, tornando as jornadas mais tranquilas.

NH: Kakinoff, qual é o futuro da imagem da GOL?

Kakinoff: A respeito de nosso realinhamento de marca, o processo no qual a GOL encontra-se agora, em algumas maneiras, é muito parecido ao que a Delta passou após sua falência – precisamos mudar a percepção do cliente. Continuaremos a avançar, fornecendo excelência no atendimento ao cliente, implementando mais recursos tecnológicos para aprimorar a experiencia do ciente e aumentando nossa confiabilidade operacional, enquanto reforçamos o que nossa campanha demonstra com nossas ações, todos os dias. Nós valorizamos o tempo de nossos clientes e queremos ser sua companhia aérea de escolha.

 

Português (Portuguese)