As estações do norte dos Estados Unidos e do Canadá estão sob neve e gelo há meses. Agora, o inverno está chegando no Sul, com previsão de neve neste fim de semana para o maior hub da Delta em Atlanta.
Mas as equipes de degelo da Delta estão preparadas. Elas foram treinadas desde o verão passado no hub de Minneapolis-St. Paul para remover e prevenir corretamente o acumulo de gelo e neve nas aeronaves, que é fundamental para uma decolagem segura durante os meses mais frios.
Um vídeo mostra os instrutores de degelo do programa de treinamento intensivo da Delta explicando, aos funcionários de toda empresa que operam nos aeroportos, porquê como realizar o degelo.
“Isso tudo é para a segurança dos nossos passageiros e para ter certeza de que a aeronave está totalmente sem gelo antes de decolar”, disse April S., agente de Serviço ao Cliente no Aeroporto em Portland, que participou do treinamento.
Uma das muitas coisas que os agentes aprendem no treinamento é a diferença entre os fluidos de degelo usados na pulverização das aeronaves.
“O tipo 1 é laranja, com consistência de água. O fluido é aquecido e usado para limpar a aeronave”, disse Thomas V., instrutor sênior de Atlanta da ACS Learning. “O fluido de degelo do tipo 4 é verde, com consistência de óleo, usado para proteger a aeronave e evitar a aderência de contaminantes”.
Os instrutores também mostram como conduzir corretamente os caminhões de degelo e aplicar os fluidos. Depois do programa, os funcionários treinados ensinam suas equipes e fazem um treinamento adicional em seus próprios caminhões.
“É melhor estarem preparados”, disse Pete C., da ACS em Portland. “Desta forma, quando o tempo ruim chega, temos controle da situação”.