“O vinho é a prova constante de que Deus nos ama e quer nos ver felizes” – Benjamin Franklin

 Ao longo da história humana, o vinho inspirou muitas pessoas famosas a elogiar seus benefícios para o corpo, mente e alma. O que faz o vinho para possuir todo esse fanatismo, chegando a ser apreciado quase a um nível de adoração?

Compreender e apreciar o vinho em um nível profissional implica não só em ter um compromisso vitalício de estudo constante, mas também contar com os sentidos aguçados quase como os de um super-herói. A Master Sommelier Andrea Robinson é uma daquelas pessoas que tem dedicado sua carreira profissional para entender o vinho com todos os seus sentidos, e no processo, beneficia os clientes da Delta ao compartilhar a sua experiência na seleção dos vinhos servidos na classe Delta One™.

Selecionar um vinho no solo pode ser uma experiência difícil para aqueles que não sabem muito sobre vinhos, pois há muitos fatores a considerar que vão desde uva, vinhedo, ano e custo. Em terra firme, os sentidos não apresentam grandes desafios ao provar um vinho. No entanto, o nível de dificuldade é muito maior quando reduzimos em 30% o olfato e o paladar, exatamente o que acontece quando você está a 35 mil pés de altura. A cabine do avião é seca e isso reduz consideravelmente os sentidos e, portanto, sua capacidade de saborear cada nota que um bom vinho oferece é menor do que seria em solo.

Versao em ENG: http://www.delta.com/content/www/en_US/traveling-with-us/onboard-experience/food-and-beverage/delta-wine-selections.html

Versao em PT: http://pt.delta.com/content/www/en_US/traveling-with-us/onboard-experience/food-and-beverage/delta-wine-selections.html

"Seus sentidos estão entorpecidos com a altitude, tornando muito mais difícil apreciar aromas complexos e as notas de sabor que um vinho oferece ao paladar", diz Robinson. "Além disso, a redução da pressão atmosférica - versus o gosto em terra firme - indica que essas moléculas de sabor estão se movendo rápido demais para seus receptores sensoriais, e por conta disso, grande parte do sabor se perde."

Isso é precisamente o que a arte de ser um sommelier representa. Robinson deve selecionar vinhos com expressão e presença suficientes no paladar de modo a superar essas condições, mantendo na mente um equilíbrio de sabores. O truque é, como diz Robinson, encontrar combinações e variedades de vinho que possuem bom gosto nas nuvens.

"Surpreendentemente, o Pinot Noir é muito bem sucedido; por conta de sua sutileza, poderia considerá-lo o contrário. O Rioja Gran Reserva é outro sucesso a bordo. O Torrontés da Argentina e o Sauvignon Blanc são vinhos brancos que também se adaptam à altitude. Tenha muito cuidado com os vinhos que são de barris novos de carvalho e com muito tanino", disse a Master Sommelier.

O processo de seleção dura uma semana, mais de mil vinhos são cuidadosamente avaliadas tendo em conta a logística de possuir uma vasta produção para lidar com o consumo de milhares de garrafas de vinho desfrutadas pelos clientes que viajam a bordo da Delta One. Após a seleção de vinhos, nos deparamos com uma pequena questão para resolver, o que fazer com todas aquelas deliciosas garrafas de vinho que foram avaliadas, uma vez que foram submetidas mais de uma garrafa de cada tipo de vinho.

A Delta resolveu esse problema com criatividade e disposta a colocar as necessidades dos funcionários da empresa em primeiro plano. Os funcionários da Delta são convidados todos os anos para participar de um leilão para beneficiar o Delta Care Fund, que no ano passado recebeu mais de US$ 20 mil arrecadados no leilão. O Delta Care Fund presta assistência a funcionários elegíveis da Delta, aposentados e sobreviventes que foram afetados financeiramente devido a uma crise imprevista e inevitável, incluindo perdas devido a um desastre ou catástrofe.

Na próxima vez que você estiver desfrutando das comodidades da Delta One, pronto para fechar os olhos, inalar o aroma e saborear um gole de uma taça de vinho ... pense na Andrea e na sua dedicação ao selecionar um vinho para agradar seu paladar. Também lembre-se das palavras de Galileo Galilei: "O vinho é a luz do sol unida pela água." Não se prive, experimente todos!

Você sabia que…

Em 2014, foram servidas 2.8 milhões de garrafas de vinho a bordo da Delta One.

Vinhos são servidos em cinco continentes, representando 15 países.

A seleção de vinhos do Delta One muda a cada três meses e inclui dois vinhos tintos, dois brancos, um espumante e dois vinhos para acompanhar as sobremesas.

Related Topics:
Share