A Delta em seu início pulverizava colheitas e transportava correspondência
1924: A operação de pulverização de colheitas Huff Daland Dusters, que deu origem à Delta, foi fundada em Macon, no estado da Geórgia. Esta foi a primeira empresa de voo agrícola em funcionamento.
1925: A sede da Huff Daland Duster mudou-se para Monroe, em Louisiana. As 18 aeronaves da Huff Daland faziam parte da maior frota privada do mundo. As operações se estendem ao sul na Florida, ao norte do Arkansas, a oeste na Califórnia e do México.
1927: A Huff Daland estende seus serviços de pulverização ao Peru. Opera a primeira rota internacional de correio e passageiros na costa oeste da América do Sul (Lima para Paita e Talara) pela subsidiária da Pan Am, Peruvian Airways, em 1928.
1928: C.E. Woolman, o principal fundador da Delta Air Lines, lidera o movimento para comprar a Huff Daland Dusters. É renomeada para Delta Air Service, por conta da região que atuava, no delta do rio Mississippi. D.Y. Smith, presidente e C.E. Woolman, primeiro vice-presidente.
1929: A Delta opera o primeiro voo com passageiros em uma rota de Dallas, no Texas para Jackson, no Mississippi, via Shreveport e Monroe, na Louisiana. As aeronaves Travel Air S-6000B transportam cinco passageiros e um piloto.
Início do serviço de passageiros
1930: Início do serviço para Atlanta. A falta de contrato de correio acarreta na suspensão do serviço com passageiros. A empresa é renomeada para Delta Air Corporation.
1934: A Delta recebe uma rota aérea de transporte de correspondências dos Correios e retoma o transporte de passageiros. Começa a operar como Delta Air Lines.
1935: A Delta oferece o primeiro serviço noturno com o Stinson Model A, a primeira aeronave da Delta com dois pilotos.
Indo à guerra e se tornando a Delta Air Lines
1940: As aeronaves Douglas DC-2 e DC-3 são incluídas na frota. Comissárias de bordo, chamadas “aeromoças”, são adicionadas às tripulações de voo.
1941: A sede da Delta muda-se de Monroe para Atlanta.
1942: A Delta contribui com a guerra. Modifica mais de mil aeronaves, faz o reparo de motores e instrumentos, treina pilotos e mecânicos do exército.
1944: Primeiro DC-3 convertido em aeronave de carga, Delta nº 43.
1945: O nome corporativo oficial torna-se Delta Air Lines, Inc. A empresa é reconhecida pelo National Safety Council por mais de 300 milhões de passageiros-milhas e 10 anos de voo sem fatalidades de passageiros ou tripulação de bordo. C.E. Woolman é presidente e gerente-geral. A Delta é a primeira companhia aérea a transportar vegetais vivos (160 mil pés de tomate).
1946: A Delta inicia serviço de carga regularmente programado. O passageiro de número um milhão embarca. Primeira companhia aérea com voos diretos entre Chicago e Miami.
1947: A frota da Delta totaliza 644 assentos disponíveis. Recebe o National Safety Award por mais de meio bilhão de passageiros-milhas sem fatalidades.
1948: Primeiro serviço de intercâmbio com a equipe da TWA (Trans World Airlines) operando aeronaves da Delta de Cincinnati para Detroit e equipes da Delta operando aeronaves da TWA para o sul em Atlanta, Miami e Dallas.
1949: Primeiro serviço com classe econômica da Delta inicia: passagens com descontos em voos noturnos entre Chicago e Miami.
Expansão internacional, inovação com o sistema hub e spoke
1953: A fusão da Chicago com a Southern Air Lines proporcionou à Delta suas primeiras rotas internacionais (Caribe e Caracas). A companhia aérea chamou-se Delta-C&S pelos próximos dois anos.
1955: A Delta antecipa a utilização do sistema hub e spoke (determinada cidade é escolhida para ser o centro de distribuição de voos, fazendo com que os passageiros mudem de avião no aeroporto selecionado como hub). Aviões programados trazem os passageiros ao aeroporto hub, onde são conectados com outros voos da Delta. A Delta conquista a rota entre Atlanta e Nova York.
1956: Radares são instalados nas dianteiras das aeronaves da Delta.
1959: Delta é a primeira companhia aérea a lançar o serviço da aeronave Douglas DC-8. O triangulo vermelho, branco e azul torna-se o logo da Delta, semelhante a uma asa de aeronave em formato de flecha.
Entrando na era do computador e dos jatos
1960: Primeira companhia aérea a lançar o serviço da aeronave Convair 880.
1961: Apresenta pedido para um voo direto entre Atlanta e Los Angeles. A Delta conecta a Califórnia ao Caribe com o primeiro serviço da Califórnia para Montego Bay e Caracas. Recebe o National Safety Award por transportar mais de 11 bilhões de passageiros-milhas sem uma fatalidade.
1962: A Delta ativa o sistema eletrônico SABRE para reservas “instantâneas”. Um DC-8 da Delta é o primeiro avião comercial a voar a rota Los Angeles-Atlanta em menos de três horas (02:57:11).
1964: Início do sistema de reservas Deltamatic com computadores IBM 7074.
1965: A Delta torna-se a primeira companhia aérea a lançar serviço com a aeronave Douglas DC-9.
1966: O fundador da Delta, C.E. Woolman, morre. Charles H. Dolson torna-se o segundo CEO da Delta. A divisão de pulverização de colheitas encerra suas operações. A Delta é a primeira companhia aérea com a aeronave de carga Lockheed L-100 Hercules em serviço.
1968: Um Huff Daland Duster reformado de 1925 é doado ao Smithsonian Institution como um memorial ao fundador da Delta, C. E. Woolman.
Celebrando 50 anos com força
1970: A Delta tem uma frota toda composta por aeronaves de passageiros. Início do serviço do Boeing 747.
1971: W.T. Beebe torna-se presidente do conselho e CEO. Início do Delta Dash (serviço de carga para pacotes pequenos).
1972: Fusão da Northeast Airlines com a Delta. A Delta torna-se a maior transportadora em Nova York e Boston, com rotas diretas de Nova York e da região da Nova Inglaterra para a Flórida. Início da operação da Delta com o Boeing 727.
1973: Início do serviço do L-1011 TriStar.
1975: Primeira companhia aérea a oferecer seu próprio serviço aéreo expresso, um serviço garantido de alta prioridade chamado Delta Air Express.
1978: O Airline Deregulation Act (decreto que abriu o mercado do transporte de passageiros e de carga dos Estados Unidos) entra em vigor. A Delta dá início ao serviço transatlântico de Atlanta para Londres. David C. Garrett torna-se CEO.
1979: A Delta celebra seu 50º ano de serviço; começa a voar para Frankfurt, Alemanha Ocidental. A Delta é a primeira companhia aérea do mundo a embarcar um milhão de passageiros em uma cidade em um mês (Atlanta no mês de agosto).
Expandindo serviços e rotas
1980: Desenvolvimento de sistemas de reservas por computador (CRS) no começo dos anos de 1980.
1981: A Delta lança seu programa de milhagens Frequent Flyer Program (mudou para SkyMiles em 1995).
1982: Após a Delta sofrer prejuízos financeiros, os funcionários levantaram US$ 30 milhões em deduções da folha de pagamento para comprar o primeiro Boeing 767, chamado "The Spirit of Delta” (O espírito da Delta).
1984: A Delta fortalece seus laços com as companhias aéreas regionais parceiras por meio do seu programa Delta Connection. Início do serviço da Delta para o Havaí.
1987: Fusão da Western Airlines com a Delta; torna-se a quarta maior transportadora dos Estados Unidos e a quinta maior do mundo. Início do serviço pelo oceano Pacífico da Delta de Atlanta para Portland, em Oregon, para Tóquio. Ronald W. Allen torna-se presidente do conselho e CEO.
1988: Delta inicia operações na Ásia.
Tornando-se uma transportadora global
1990: Delta é a primeira companhia aérea a oferecer o serviço do jato MD-11 nos Estados Unidos. Delta, Northwest Airlines e TWA combinam seus sistemas de reservas, formando o WORLDSPAN Travel Information Services. A Delta e 23 companhias aéreas civis participam do Civil Reserve Air Fleet (CRAF) durante as operações Desert Storm/Desert Shield (Guerra do Golfo) entre 1990 e 1991, transportando passageiros e cargas militares.
1991: A Delta adquire todas as rotas transatlânticas da Pan Am e o Pan Am Shuttle, tornando esta a maior aquisição na história de companhias aéreas. A Delta torna-se uma transportadora global.
1994: A Delta volta a ter rentabilidade no quarto trimestre do ano fiscal de 1995.
1995: A aeronave "The Spirit of Delta" é pintada com as cores das Olimpíadas. A Delta é nomeada a companhia aérea oficial do centenário dos Jogos Olímpicos de 1996. Recebeu o prêmio J.D. Power Award por ser a melhor entre as grandes companhias aéreas em voos de longa e curta distância.
1996: A Delta revela o "Centennial Spirit", um novo jato MD-11 pintado em um design olímpico; transporta a Tocha Olímpica de Atenas, na Grécia, para Los Angeles, para os Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta. Clientes podem fazer reservas e adquirir bilhetes por meio do site da Delta, SkyLinks. Delta inicia a companhia aérea de baixo custo, Delta Express, com serviços a partir de Orlando, na Florida.
1997: Leo F. Mullin é nomeado presidente e CEO. A Delta é a primeira companhia aérea a embarcar mais de 100 milhões de passageiros em um ano. Começo da expansão de rotas entre os Estados Unidos e a América Latina. Introdução de um novo esquema de cores nas aeronaves. Delta compra o Boeing 777.
1998: A Delta e a SwissCargo firmam a primeira parceria internacional de carga. A Delta é a primeira companhia aérea a instalar desfibriladores automáticos a bordo de todas as suas aeronaves. A primeira classe e a executiva tornam-se apenas uma em voos internacionais com luxuosos assentos chamados BusinessElite®.
1999: A revista Air Transport World nomeia a Delta sua Companhia Aérea global para o ano de 1998. As revistas Aviation Week e Space Technology nomeiam a Delta a Companhia Aérea Melhor Administrada de 1999.
Delta lança aliança de companhias aéreas global e adquire a Northwest
2000: Lançou o SkyTeam, uma aliança global em parceria com a Aeromexico, Air France e Korean Air. Realiza o maior pedido de jatos regionais da indústria (500). Apresenta um novo esquema de cores e logo contemporâneo em suas aeronaves. Lança o site delta.com, substituindo o “SkyLinks”. Transporta 120 milhões de passageiros.
2001: O espaço aéreo dos Estados Unidos fica fechado por dois dias após os ataques terroristas de 11 de setembro. A Delta reporta primeiro prejuízo em seis anos. A Delta transporta a Tocha Olímpica de Atenas, na Grécia, para Atlanta, para o revezamento da Tocha para as Olimpíadas de 2002 em Salt Lake City, em Utah.
2002: A Delta patrocina os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 em seu hub em Salt Lake City. Avanços da tecnologia proporcionam conveniência aos clientes com quiosques no check-in, expansão nos sistemas de informação de portões e check-in virtual no site delta.com. Imunidade antitruste é concedida à Delta, Air France, Alitalia e CSA Czech Airlines para planejamento de preços e horários em voos transatlânticos.
2003: Delta lança Song®, uma companhia aérea subsidiária de baixo custo única. Delta lidera a indústria com um novo modelo de check-in de passageiros: novo saguão, utilização ampliada dos quiosques, apresentação dos telefones Delta Direct, agentes de assistência no saguão e nova sinalização e processos para aprimorar o fluxo de tráfego. Delta implementa a maior parceria de codeshare doméstica com a Continental e a Northwest. Delta é a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a oferecer informação de voo em áudio pré-gravado no portão do aeroporto.
2004: Gerald Grinstein torna-se o sétimo CEO. Delta celebra 75 anos de serviços com passageiros; retorna ao logo tradicional. Atendimento ao cliente e operações de rampa são aprimorados com um novo sistema de instrução automatizado para bagagens, carga e correios; expansão dos computadores touch-screen com informações sobre rebocadores de transferência de bagagens em voos e portões em tempo real; e sistema de divisão diferenciada para o embarque de passageiros. Northwest e Continental juntam-se à Delta como membros da aliança SkyTeam.
2005: “Operation Clockwork” é a maior reformulação no cronograma de chegadas e partidas em um único dia da história da aviação. Mudanças nos aeroportos de Atlanta e Dallas/Ft. Worth reestruturaram mais de 51% da rede da Delta para melhorar a pontualidade das decolagens, reduzir o congestionamento em aeroportos e liberar aeronaves para a expansão do sistema de rotas da Delta. Em 14 de setembro, a Delta apresentou pedido de reorganização com base no Chapter 11 sob a lei norte-americana U.S. Bankruptcy Code. Em novembro, a Delta inicia uma das maiores expansões de um mês em sua história com serviço em sete novas rotas na América Latina e no Caribe.
2006: Serviço para mais destinos que qualquer outra companhia aérea com 124 novas rotas diretas e 41 destinos. A Delta é a Líder da Indústria Ocupacional de 2006 do National Safety Council – a primeira companhia aérea a ser reconhecida. A pesquisa de satisfação do cliente do J.D. Power classifica a Delta em segundo lugar entre as transportadoras de rede no atendimento ao cliente geral. Leitores da revista Business Traveller nomeiam a Delta “Melhor Programa de Milhagem”, “Melhor Website de Companhia Aérea” e “Melhor Lounge de Aeroporto”. Song opera seu último voo no dia 30 de abril. Delta anuncia seu plano de transformar o aeroporto JFK de Nova York em um importante hub internacional. Delta lança seu primeiro voo para a África do Sul, com voos entre Atlanta e Johannesburg via Dakar, no Senegal.
2007: Richard Anderson torna-se o oitavo CEO da Delta. A Delta derrota a tentativa de tomada hostil de controle pela US Airways e completa o plano de reestruturação um ano antes do programado, superando a falência no dia 30 de abril e fazendo parte novamente da Bolsa de Valores de Nova York no dia 3 de maio. Liderou todas as transportadoras de rede no desempenho de pontualidade no ano. J.D. Power classifica a Delta em segundo lugar entre as transportadoras de rede no atendimento ao cliente geral pelo segundo ano consecutivo. Anuncia a joint-venture transatlântica com a Air France. Conclusão do acordo Open Skies entre os Estados Unidos e a União Europeia permite que a Delta voe para Londres-Heathrow; serviço iniciado de Atlanta e Nova York-JFK.
2008: Delta adquire a Northwest Airlines, criando uma companhia aérea global com importantes operações em todas as regiões do mundo. Delta concede aproximadamente 15% das ações da nova empresa para os funcionários. Torna-se a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a anunciar Wi-Fi a bordo da sua frota de linha principal doméstica. Delta expande o acordo de codeshare e marketing com a Alaska Airlines para aumentar as conexões aos clientes em toda a costa oeste dos Estados Unidos.
2009: Delta comemora 80 anos de serviço com passageiros. Anuncia expansão da joint-venture transatlântica com a Air France-KLM. Torna-se a única companhia aérea dos Estados Unidos a servir seis continentes com o início de voos diretos entre Los Angeles e Sydney, na Austrália. Completa a integração do programa de milhagens Northwest WorldPerks ao SkyMiles, criando o maior programa de fidelidade do mundo com mais de 74 milhões de membros. Redefine a marca em mais de 240 aeroportos domésticos com logos da Delta, substituindo os da Northwest.
2010: Delta anuncia a maior atualização de produto em uma década, com planos para investir mais de US$ 2 bilhões até 2013 para aprimorar a experiência do cliente, incluindo a instalação de novas poltronas-cama e telas de vídeos nos assentos em todas aeronaves de fuselagem larga; inclusão de cabines First Class em jatos regionais Delta Connection; renovação e construção de novos Delta Sky Clubs; e adição de assentos First Class em voos domésticos da linha principal. Finaliza a integração dos sistemas aeroportuário e de reservas da Northwest Airlines na plataforma de tecnologia da Delta. Recebe aprovação para iniciar voos internacionais no aeroporto Haneda de Tóquio. Anuncia planos para uma renovação e expansão de US$ 1,2 bilhão em instalações no aeroporto internacional John F. Kennedy de Nova York.
Para mais informações, visite o website do Delta History Museum.