• A Delta está a aplicar a aprendizagem de máquinas por via da Inteligência Artificial (IA) a uma escala nunca antes vista numa companhia aérea, para auxiliar os melhores decisores operacionais da indústria. 

  • O ambiente proprietário utiliza os dados históricos da Delta para simular agilmente os desafios operacionais e providenciar resultados prováveis de forma a reduzir o impacto sobre o cliente. 

  • A arquitetura inovadora vai acentuar e melhorar a plataforma para as equipas da Delta, à medida que mais dados são inseridos e resultados gerados.   

LAS VEGAS, 07 de janeiro de 2020 - A Delta Air Lines (NYSE: DAL) está a criar um ambiente de simulação digital em larga escala para a sua operação global – a primeira na aviação comercial de passageiros – para levar a sua já reconhecida fiabilidade para o próximo nível, particularmente durante o mau tempo e outros momentos de viagem desafiantes. 

"Os nossos clientes esperam que os levemos aos seus destinos com segurança e pontualidade, esteja bom ou mau tempo", afirmou Erik Snell, Vice-Presidente Sénior de Operations & Customer Center (OCC) da Delta. "É por isso que estamos a adicionar uma plataforma de machine learning ao nosso conjunto de ferramentas de bastidores, para que as mais de 80.000 pessoas da Delta consigam resolver com mais rapidez e eficácia os problemas, mesmo nas situações mais desafiantes". 

A plataforma proprietária assente em IA analisa milhões de dados operacionais – desde posições de aviões a restrições da tripulação e condições dos aeroportos – para criar resultados hipotéticos que ajudam os profissionais da Delta a tomar decisões críticas antes, durante e após interrupções de larga escala, como clima severo no inverno ou uma erupção vulcânica. É também uma ferramenta post-mortem que pode ser usada para identificar como melhores decisões poderiam ter sido implementadas numa determinada situação. À medida que mais dados reais vão sendo integrados, "mais inteligente" e melhor se torna a arquitetura inovadora da plataforma, permitindo melhores decisões do OCC e assegurando viagens mais seguras e de confiança. 

A Delta vai lançar a sua implementação inicial ao vivo esta primavera. Espera-se que a ferramenta se torne continuamente mais eficaz ao longo do tempo, à medida que mais dados são recolhidos e integrados. 

"Já trabalhamos de perto com outras equipas da Delta para providenciar notificações proactivamente aos clientes quando os seus planos são interrompidos", acrescentou Snell. “À medida que a aplicação Fly Delta se vai transformando num assistente (concièrge) digital no dia da viagem, esperamos que as nossas decisões mais rápidas e em tempo real desempenhem um papel cada vez mais importante ao fornecer uma experiência de viagem mais livre de stress para os nossos clientes." 

Está na CES (Janeiro, 7-10; Las Vegas) e quer ver o que é o OCC da Delta? Os participantes podem experimentar o poder da plataforma de machine learning operacional da Delta no seu stand (#14035), no Central Hall. Enquanto lá estiverem, os visitantes podem tentar controlar as operações aéreas globais através de uma demonstração interativa com alguns dos principais engenheiros e decisores da ciência da Delta. 

OCC da Delta: nos bastidores, mas sempre à frente dos clientes 

O OCC da Delta substituiu a palavra "Controlo" (Control) por "Cliente" (Customer) no seu nome em 2015 devido ao enfoque da equipa numa experiência do cliente integrada. Todos os dias, esta força de trabalho especializada colabora para equilibrar o programa definido com as perturbações, minimizando o impacto para os clientes da Delta dos atrasos e cancelamentos. Isso é feito assegurando que qualquer tipo de variáveis – do posicionamento dos aviões e restrições da tripulação às condicionantes geopolíticas e condições climáticas com impacto cumulativo, que dificulta o regresso às operações normais – sejam consideradas e planeadas para alcançar a melhor experiência para os clientes. 

Mais de 700 colaboradores supervisionam todas as facetas da operação diária da Delta, abrangendo mais de 5.500 voos da Delta e de voos de ligação nos dias mais movimentados do ano – muitos dos quais nos meses de pico no verão. Em novembro de 2019, a Delta apresentou o melhor ‘fator de conclusão’ (completion factor – percentagem de voos realizados face aos programados) do Departamento dos Transportes (DOT) dos EUA de 99,8%, incluindo a menor taxa de cancelamentos relacionada com a manutenção de aviões da sua história. 

Sobre a Delta Air Lines 

A Delta Air Lines (NYSE: DAL) é a companhia aérea líder mundial em produtos, serviços, inovação, confiança e experiência do cliente. Impulsionada pelos seus 80.000 colaboradores em todo o mundo, a Delta continua a investir milhares de milhões nas suas pessoas, melhorando a experiência de viagem aérea e gerando rendimentos líderes na indústria para os seus acionistas.  

Sediada em Atlanta, a Delta oferece mais de 5.000 voos diários e até 15.000 em voos afiliados, incluindo através da aliança SkyTeam, da qual é membro fundador. A companhia aérea serve cerca de 200 milhões de pessoas anualmente, levando os seus clientes a mais de 300 destinos em mais de 50 países.  

Nos últimos anos, a Delta tem liderado o setor das companhias aéreas na transformação da experiência do cliente, introduzindo o primeiro terminal biométrico ponto-a-ponto nos EUA, no aeroporto internacional de Atlanta, o rastreamento RFID de malas em tempo real e o check-in automático via aplicativo móvel Fly Delta, uma aliança que vai capacitar os clientes com uma experiência de conectividade integrada na cabinefaixas de triagem automatizadas que são mais eficientes e de alta tecnologia e um aplicativo inovador que ajuda os pilotos da Delta a evitar turbulência para um voo mais confortável. A companhia aérea global está igualmente a capacitar os seus colaboradores – a maior vantagem competitiva da Delta –, munindo-os de plataformas portáteis que permitem uma prestação de serviços personalizada e interações mais significativas – e não apenas transações – com os clientes. Tudo isso fez com que tenha sido nomeada uma das ‘Companhias Mais Inovadoras do Mundo’ em dois anos consecutivos e a Companhia Aérea Mais Admirada da Fortune em oito dos últimos nove anos. 

Em conjunto com os seus parceiros mundiais, opera hubs e mercados importantes em aeroportos nos Estados Unidos e por todo o mundo. Para saber mais sobre a Delta, visite Delta News Hub, delta.com ou @DeltaNewsHub no Twitter e no Facebook.com/delta.