Skip to main content

Delta News Hub Logo

Hamburgo, Alemanha – Poucos testes são mais reveladores sobre a operacionalidade de uma aeronave do que o seu primeiro voo com passageiros.

Apesar do Ship 3001, o primeiro Airbus A321 da Delta, já ter passado por diversos testes e voos anteriormente, o voo com passageiros nesta semana – com um capitão da Delta no controle – é uma etapa fundamental e o resultado de anos de trabalho da companhia aérea e seu grupo de operadores de voo em conjunto com a fabricante de aeronaves europeia. 3 men in the cockpit

Em um típico dia de primavera nublado na Alemanha, o capitão Dave Vorgias, piloto há 29 anos na Delta e aviador treinado pela Força Aérea dos Estados Unidos, assumiu os controles no assento esquerdo enquanto os dois motores CFM56 começaram a fazer barulho. Ele estava acompanhado na cabine de pilotagem pelo capitão da Delta, Pat Haake, junto com um piloto e um engenheiro de teste da Airbus, enquanto que a equipe de distribuição estava sentada na cabine principal, preparada para monitorar os aspectos principais da aeronave e seus componentes interiores, conforme os pilotos colocam a aeronave para funcionar.

Fazer isto significa seguir um perfil de voo cuidadosamente planejado: um impulso total na decolagem, diversos procedimentos não convencionais para explorar os limites do sistema de controle de voo, incluindo manobras, subidas e descidas abruptas, e assegurar a capacidade da aeronave de manobrar de maneira rápida e eficiente, caso seja necessário. Os pilotos também mediram a taxa de vazamento de ar da cabine com a pressurização da aeronave desligada e então voltaram ao aeroporto, onde realizaram um “touch and go” (manobra que consiste em aterrissar na pista e decolar novamente sem parar completamente) – algo que é raramente realizado em uma aeronave comercial.

 “Estamos muito entusiasmados pelo modo como a aeronave voou e pelo seu desempenho”, disse o capitão Vorgias pouco após desembarcar do voo teste de duas horas. Seu comportamento que antes era calmo, foi substituído por um sorriso difícil de não perceber, após anos de expectativa por seu primeiro voo no A321. “A Airbus projetou e construiu uma aeronave muito preparada. O voo foi calmo, muito tranquilo e respondeu como esperávamos... um absoluto prazer em voar”.

Fora da cabine de pilotagem e dentro da cabine principal

A nova aeronave da Delta conta com uma novidade da indústria para o Airbus 321: uma cabine desenhada de forma geométrica com alta capacidade, compartimentos superiores de bagagens giratórios e muita iluminação ambiente, oferecendo aos clientes um ambiente arejado e aberto – além dos assentos e entretenimento de bordo da Delta e outros aprimoramentos de cabine.

A321 Test Flight

Enquanto a equipe de voo controlava a aeronave, a equipe de distribuição testou o interior dela. Por conta do novo design, a equipe estava interessada em assegurar que todos os componentes de cabine interagiam em voo da mesma maneira que nos testes em solo.

 “Portas, painéis, compartimentos superiores e tudo o que está a bordo é afetado pelas mudanças na pressão da cabine durantes as diversas fases do voo”, disse Joseph Eddy, gerente de projetos sênior da Delta, supervisionando a entrada em operação do Airbus 321. “Durante o voo com clientes, testamos cada parte móvel dentro da cabine. Queremos nos assegurar que tudo funcione perfeitamente, não apenas no solo, mas onde quer que os nossos clientes estejam”.

De volta ao solo e ao Centro de Distribuição da Airbus, as equipes de voo e de distribuição discutiram os resultados do teste de inspeção de toda a cabine.

Próxima história: Da mesma forma como compramos um carro, exceto que em uma escala que poucos de nós compreendemos, Brian Shea e o restante da equipe de distribuição irá oficialmente entregar a aeronave, com transferência de título e dinheiro.

Leia mais sobre a primeira inspeção do A321 aqui.

Português (Portuguese)

Related Topics

Related topics