Pela primeira vez, o combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) foi entregue ao hub da Delta em La Guardia usando um oleoduto existente.

A jornada da Delta em direção às suas metas de sustentabilidade atingiu outro marco importante no último dia 15 de junho, quando a companhia aérea utilizou o maior sistema de dutos dos Estados Unidos para levar combustível de aviação sustentável para aeroportos da Costa Leste do país, recebendo um lote de SAF que será utilizado para abastecer um voo da Delta no Aeroporto La Guardia, em Nova York.

A entrega única de SAF chegou através do Colonial Pipeline (maior oleoduto de produtos petrolíferos dos Estados Unidos*), que se origina em Houston, Texas, e termina no Porto de Nova York e Nova Jersey. Essa iniciativa entre Delta, Neste, Colonial Pipeline e Buckeye Partners demonstra a viabilidade da infraestrutura existente no país para transportar grandes volumes de SAF, auxiliando os esforços para descarbonizar a aviação.

O SAF, que foi refinado pela Neste no Texas, foi carregado no ponto de entrada do Colonial Pipeline em Baton Rouge, Louisiana, e transportado por quase 2 500 quilômetros pela Costa Leste e por 11 Estados até Nova Jersey, antes de entrar no Buckeye Pipeline para ser enviado a La Guardia.

“O SAF é a ferramenta mais eficaz que temos para descarbonizar nosso setor”, disse a diretora executiva de Sustentabilidade da Delta, Pamela Fletcher. “Esses esforços mostram como a infraestrutura existente pode ser usada para transportar SAF para aeroportos da Costa Leste e reduzir as emissões, um passo fundamental à medida em que avançamos em direção a um futuro mais sustentável para as viagens aéreas”.

Como parte dessa jornada, a Delta está avançando rumo à meta de abastecer 10% de suas operações com SAF até o final de 2030, o que significa que a companhia aérea precisará de cerca de 400 milhões de galões de SAF anualmente.

O SAF pode reduzir o ciclo de vida das emissões de gases de efeito estufa, que é o impacto desses gases oriundos do combustível durante cada etapa de sua produção e uso, em até 80% em comparação com os combustíveis fósseis para aviação. Ele é misturado com combustível de aviação convencional para reduzir as emissões gerais, ao mesmo tempo em que atende aos regulamentos da FAA (Federal Aviation Administration, ou Administração Federal de Aviação, em português*).

Embora a Delta tenha assinado vários acordos com fabricantes desse tipo de combustível, incluindo Neste, Gevo e Chevron, o mercado continua incipiente devido à oferta limitada, altos custos e restrições logísticas e de infraestrutura. Hoje, a quantidade de SAF disponível em todo o mundo é suficiente para abastecer a frota da Delta por apenas um dia, considerando os níveis pré-pandemia.

A Delta e seus parceiros do setor continuam defendendo mudanças nas políticas e nos incentivos da cadeia de suprimentos para acelerar a produção e reduzir o custo do SAF, incluindo o Blender’s Tax Credit, um crédito fiscal federal específico para SAF, para ajudar a nivelar o campo de atuação com empresas mais estabelecidas no setor de combustíveis renováveis, tanto diesel como biodiesel.

Em nível estadual, um Low Carbon Fuel Standard (Padrão de Combustível de Baixo Carbono, em português*) com disposições voluntárias para SAF fornecerá uma estrutura de política com histórico comprovado para incentivar a produção desse combustível e acelerar o desenvolvimento de infraestrutura mais limpa.

*Notas do editor.

Related Topics:
Share