Skip to main content

Delta Air Lines e Joby Aviation firmam parceria pioneira no transporte casa-aeroporto

Share
  • Joby vai operar aeronaves totalmente elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês), permitindo um serviço cidade-aeroporto rápido, silencioso e sustentável por via aérea.
  • A Delta fará um investimento inicial na Joby de 60 milhões de dólares, com um possível investimento total de até 200 milhões de dólares à medida em que outras metas forem alcançadas.
  • O lançamento inicial, previsto para ser o primeiro serviço eVTOL no mercado, terá como foco Nova York e Los Angeles, com base em anos de investimentos da Delta nessas cidades.
  • A parceria oferecerá um serviço premium e diferenciado para os clientes da Delta, juntamente com o padrão de serviço de aeroporto proporcionado pela Joby.

A Delta Air Lines (NYSE: DAL) está mais uma vez aprofundando seu compromisso de transformar o futuro das viagens: a companhia está embarcando em uma parceria comercial e operacional de vários anos e para diversos mercados com a Joby Aviation, Inc. (NYSE: JOBY), para oferecer um serviço de transporte sustentável e transformador entre casa e aeroporto aos clientes da Delta, começando em Nova York e Los Angeles.

Como parte do acordo inédito, as empresas trabalharão juntas para integrar um serviço operado pela Joby aos canais de atendimento ao cliente da Delta, oferecendo àqueles que viajam com a Delta por Nova York e Los Angeles a oportunidade de reservar um assento para viagens de curta distância, sem emissões e sem interrupções, de e para os aeroportos das duas cidades ao reservar viagens com a Delta.

A Delta fez um investimento inicial de 60 milhões de dólares na Joby, com a oportunidade de expandir o investimento total para até 200 milhões de dólares à medida em que os parceiros alcançarem marcos substanciais no desenvolvimento e entrega do serviço. As empresas trabalharão juntas para criar uma experiência diferenciada e de alto nível para os clientes da Delta, com reservas inteligentes, trânsito simplificado e maior economia de tempo. Isso funcionará juntamente com o padrão de serviço de aeroporto proporcionado pela Joby em mercados prioritários. A parceria será mutuamente exclusiva nos Estados Unidos e Reino Unido por cinco anos após o lançamento comercial, com potencial para extensão desse período.

“A Delta sempre olha para frente e abraça oportunidades para liderar o futuro, e encontramos na Joby um parceiro que compartilha nosso espírito pioneiro e nosso compromisso de oferecer experiências inovadoras e perfeitas para nossos clientes, suas jornadas e nosso mundo”, disse o CEO da Delta, Ed Bastian. “Essa é uma oportunidade inovadora para a Delta oferecer uma solução premium e que economiza tempo no transporte de casa ao aeroporto nos principais mercados em que investimos e inovamos há muitos anos”.

A Delta faz investimentos estratégicos há bastante tempo em parcerias comerciais exclusivas que agregam valor e impulsionam o crescimento de negócios individuais. De investimentos em empresas como CLEAR e Wheels Up a uma rede global de alianças, as associações da Delta têm desempenhado um papel fundamental nos esforços da companhia para transformar a experiência de viagem.

“Compartilhamos o compromisso inabalável da Delta de oferecer viagens perfeitas e sustentáveis ​​aos clientes”, disse o fundador e CEO da Joby, JoeBen Bevirt. “A história de inovação, juntamente com a vasta experiência operacional e liderança em relação às mudanças climáticas, os tornam parceiros incríveis para a Joby, e é uma honra trabalhar ao lado deles”.

A aeronave da Joby foi projetada para fazer viagens rápidas, silenciosas e sustentáveis ​​dentro e ao redor das cidades.O modelo realizou mais de 1 000 voos de teste, demonstrando seu alcance, velocidade, altitude e perfil de baixo ruído. A Joby foi a primeira empresa eVTOL a receber uma Base de Certificação G-1 (Estágio 4) para suas aeronaves pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) e recentemente recebeu sua Certificação de Transportadora Aérea Part 135.

“A Delta está diferenciando e ampliando a experiência do cliente com produtos, opções e soluções de alto nível ao longo da jornada”, disse a vice-presidente executiva e diretora executiva de Experiência do Cliente, Allison Ausband. “Abordar o que é mais importante para nossos clientes é fundamental para nosso foco, e esse trabalho com a Joby é o mais recente de uma série de ações pelas quais estamos tornando a experiência de viagem mais perfeita, agradável e sem esperas”.

Joby Aviation founder and CEO JoeBen Bevirt and Delta CEO Ed Bastian pose for a photo on Oct. 10, 2022.

Somente este ano, a Delta apresentou transformações multibilionárias em terminais no Aeroporto LaGuardia de Nova York e no Aeroporto Internacional de Los Angeles, consolidando ainda mais seu compromisso com esses hubs e criando uma experiência mais eficiente e integrada para os clientes desde o momento em que chegam ao aeroporto. A companhia também continua a investir em tecnologia de identidade digital nesses e em outros aeroportos, o que permite que os passageiros se desloquem pelo aeroporto usando a tecnologia de reconhecimento facial, eliminando a necessidade de mostrar um cartão de embarque ou documento de identidade oficial e agilizando, assim, suas viagens. A Delta também estreou recentemente sua experiência Parallel Reality no Aeroporto Metropolitano de Detroit, dando vida a uma tecnologia que foi apresentada pela primeira vez em 2020, na CES (maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas*).

Detalhes financeiros adicionais estão disponíveis em Joby’s 8k.

*Nota do Editor.