Skip to main content

Delta e LATAM registram crescimento de 68% nos voos em dois anos de joint venture

Dois anos após o início de sua joint venture, a Delta e o grupo LATAM analisam e informam que, desde 2022, a parceria permitiu aos dois um crescimento de 68% nos voos, o lançamento de 6 novas rotas, a operação de mais de 32 000 voos e o transporte de mais de 5 milhões de passageiros.

Share
Delta Air Lines and LATAM

Dois anos após o início de sua joint venture (JV), a Delta e o grupo LATAM analisam e informam que, desde 2022, a parceria permitiu aos dois um crescimento de 68% nos voos. Isso se traduz em 6 novas rotas, mais de 32 000 voos operados e 8 milhões de assentos entre os Estados Unidos e o Canadá (América do Norte) e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). 

Além disso, a joint venture permitiu o transporte de mais de 5 milhões de passageiros, cobrindo uma distância total de mais de 177 milhões de quilômetros, o que excede a distância entre a Terra e o sol.

“O crescimento da capacidade, combinado com os mais de 200 destinos oferecidos pela Delta nos Estados Unidos e no Canadá e os mais de 120 operados pela LATAM na América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), faz com que a joint venture desempenhe um papel fundamental na conectividade da região, oferecendo a maior e mais diversificada rede em termos de destinos e opções de viagem”, diz a diretora de Alianças Estratégicas do grupo LATAM, Soledad Berrios.

Alguns dos marcos mais importantes do segundo ano do acordo foram a incorporação do Equador ao escopo da JV na América do Sul para viagens à América do Norte e a inclusão de voos exclusivamente de carga na joint venture*.

Com Atlanta (ATL), Boston (BOS), Los Angeles (LAX), Miami (MIA), Nova York (JFK) e Orlando (MCO) como portões de entrada na América do Norte, e Bogotá (BOG), Cartagena (CTG), Fortaleza (FOR), Lima (LIM), Quito (UIO), Rio de Janeiro (GIG), Santiago (SCL) e São Paulo (GRU) como portões de entrada na América do Sul, Delta e LATAM operaram conjuntamente 25 rotas diretas nesses dois primeiros anos, conectando cidades importantes em ambos os lados do continente, incluindo a rota sazonal Santiago-Orlando, lançada este ano.

“Comemorando dois anos de nossa joint venture Delta-LATAM, estamos orgulhosos não apenas do aumento recorde de 68% nos voos e da parceria frutífera que estabelecemos com a LATAM, mas, acima de tudo, da confiança que 5 milhões de clientes depositaram no serviço dedicado e de alto nível que nos esforçamos para oferecer todos os dias”, disse o vice-presidente da Delta para a América Latina, Alex Antilla. “Juntos, não estamos apenas conectando os dois lados do continente: estamos redefinindo a jornada de viagem. À medida em que continuamos a expandir e inovar, nossa visão é clara: ser a companhia aérea favorita dos passageiros que voam entre as Américas do Norte e do Sul, oferecendo experiências inigualáveis para cada viajante”.  

A JOINT VENTURE DELTA-LATAM

A JV atualmente opera seis novas rotas desde que recebeu a aprovação final da joint venture em 2022 (Atlanta-Cartagena e a rota sazonal entre Nova York-JFK e Rio de Janeiro, operadas pela Delta, e Bogotá-Orlando, São Paulo-Los Angeles, a rota sazonal Santiago-Orlando e Quito-Miami, operadas pelo grupo LATAM), além de reforçar rotas com frequências adicionais, como a adição de uma segunda frequência diária em Atlanta-Bogotá (Delta) e Lima-Atlanta (LATAM).

Além disso, a Delta e a LATAM têm se concentrado em oferecer uma experiência de viagem mais simples e aprimorada. No aeroporto, os passageiros encontram um processo de check-in mais rápido, podendo despachar sua bagagem até o destino final, bem como terminais compartilhados em Nova York-JFK, São Paulo e Santiago, otimizando o tempo para passageiros em conexão.

Os passageiros também têm acesso a mais benefícios, como o acúmulo conjunto de milhas ou pontos em programas de milhagem, ou acesso a mais de 53 Delta Sky Clubs nos Estados Unidos e cinco lounges da LATAM, principalmente na América do Sul (Santiago, Buenos Aires, São Paulo e Bogotá, sem contar Miami). No primeiro trimestre de 2025, a LATAM inaugurará sua primeira sala VIP no Aeroporto de Lima, proporcionando ainda mais conveniência e conforto para os clientes que partem da capital peruana. Há ainda uma série de benefícios recíprocos para clientes elite dos programas de fidelidade Delta SkyMiles e LATAM Pass, como check-in, embarque e manuseio de bagagem prioritários e franquia adicional de bagagem, entre outras vantagens.

A Delta e a LATAM esperam continuar anunciando novas rotas e benefícios nos próximos meses para aprimorar ainda mais a experiência de viagem para aqueles que voam entre a América do Norte e a América do Sul. 

*Em processo de regulamentação.