Joint Venture entre LATAM e Delta oferecerá voos diretos entre São Paulo e Los Angeles e adicionará mais assentos entre as Américas do Norte e do Sul
- A LATAM será a única companhia aérea do Brasil com voo direto para Los Angeles, onde os clientes terão conexões para os destinos mais importantes da Delta na Costa Oeste dos Estados Unidos, incluindo São Francisco, Las Vegas e Seattle.
- A Delta, por sua vez, anunciou recentemente um aumento nas frequências entre a América do Norte e a América do Sul, com um aumento de 130% na oferta de assentos semanais no Chile e 170% no Brasil.
- Com esse ajuste de frequência, mais de 23.000 assentos semanais de ida e volta serão adicionados para conectar as Américas do Norte e do Sul como nunca antes.
A LATAM Airlines Brasil iniciará seu voo direto entre as cidades de São Paulo (Brasil) e Los Angeles (Estados Unidos) em 1º de julho de 2023, acrescentando um destino que não é oferecido atualmente. Além disso, essa nova rota oferece aos clientes acesso ao maior mercado corporativo e geral dos EUA a partir de Los Angeles, onde a Delta é a maior presença global entre as companhias aéreas. Esta operação faz parte dos primeiros anúncios após a aprovação de seu acordo de Joint Venture com a Delta, em setembro passado.
O voo terá uma frequência inicial de três vezes por semana em aeronaves Boeing 777, com capacidade para 410 passageiros (38 na cabine Premium Business, 50 na Economy+ e 322 na Economy). Ele decolará do aeroporto de São Paulo (Guarulhos) às 23h05 às terças, quintas e sábados, chegando a Los Angeles às 7h do dia seguinte. De Los Angeles, os voos decolarão às 13h às, quartas, sextas-feiras e domingos com chegada prevista em São Paulo (Guarulhos) às 5h20 do dia seguinte.
De Los Angeles, os clientes poderão se conectar aos principais destinos da Delta na Costa Oeste dos Estados Unidos, incluindo São Francisco, Las Vegas e Seattle. Os passageiros, por sua vez, poderão se conectar a partir do Hub em São Paulo com os diversos destinos da rede doméstica LATAM Brasil, além de conexões para os diversos destinos atendidos pelo grupo na região.
Mais capacidade de e para a América Latina
Outra novidade do anúncio foi o ajuste operacional nas rotas de e para os Estados Unidos e que afetará os voos das duas companhias. Por parte da Delta Air Lines, as mudanças anunciadas recentemente consideram as seguintes rotas:
Atlanta-Santiago de Chile: A operação passou de três voos semanais entre Atlanta e Santiago do Chile para um voo diário em um Airbus A350, o que equivale a mais de 2.700 assentos semanais entre seu principal hub nos Estados Unidos e o Aeroporto Arturo Merino Benitez.
Atlanta-Lima: O serviço agora opera em aeronaves Airbus A350, o que se traduz em mais de 1.700 assentos semanais extras para que mais clientes possam se conectar entre Atlanta e o Aeroporto Internacional da capital peruana.
Nova York-São Paulo: Desde 29 de outubro, os três voos semanais da Delta entre o Aeroporto John F. Kennedy de Nova York e São Paulo (Guarulhos) passaram a operar diariamente, servidos por Airbus A330-300.
Atlanta-São Paulo: No dia 17 de dezembro terá início um segundo voo diário sazonal entre Atlanta e São Paulo (GRU) com aeronaves Airbus A330.
Atlanta-Rio de Janeiro: A Delta retomará a rota sazonal entre Atlanta e o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) no Rio de Janeiro.
Miami-Orlando: A Delta implementará novo serviço diário entre Miami e Orlando em 1º de dezembro
Miami-Los Angeles: O novo serviço diário entre Miami e Los Angeles será lançado em 17 de dezembro.
No caso do Grupo LATAM, as alterações serão as seguintes:
Santiago-Los Angeles: A partir de setembro de 2023, o Grupo LATAM Airlines totalizará 5 frequências para o Aeroporto Internacional de Los Angeles. No total, irá incorporar mais de 900 lugares com os dois voos adicionais à oferta atual.
São Paulo-Orlando: A partir de agosto de 2023, a LATAM Airlines Brasil aumentará sua operação para o Aeroporto Internacional de Orlando, incorporando uma quarta frequência semanal. A operação será realizada por aeronaves Boeing 787-9 e adicionará 600 assentos extras a este itinerário.
Lima-Miami: A operação, a cargo da LATAM Airlines Peru, passará de 14 para 17 frequências semanais, em aeronaves Boeing 767 com layout de cabine interna atualizado. Esse ajuste adicionará mais de 1.300 assentos semanais para que os clientes possam se conectar melhor a destinos na América do Norte.
Lima-Nova York: O itinerário será ajustado de 7 para 12 frequências semanais, em aeronaves Boeing 767 operadas pela LATAM Airlines Peru, equipadas com o layout interno atualizado da cabine. A partir de Lima, os passageiros poderão se conectar com destinos regionais da rede LATAM como Porto Alegre, Rio de Janeiro, entre outros. Enquanto isso, os voos que farão conexão em Nova York poderão fazê-lo rapidamente para destinos da rede Delta, como Toronto, Boston e Washington. Esse ajuste adicionará mais de 2.200 assentos semanais para que os clientes possam se conectar melhor a destinos na América do Norte.
Lima-Los Angeles: A operação da LATAM Airlines Peru passará de 7 para 14 frequências semanais, em um mix entre aeronaves Boeing 767 e 787. Esse ajuste adicionará mais de 3.400 assentos semanais para que os clientes possam se conectar melhor a destinos na América do Norte, como São Francisco, Las Vegas e Seattle. Já em Lima, poderão se conectar com destinos regionais da rede LATAM como Porto Alegre, Rio de Janeiro, entre outros.
Com esses ajustes de frequência, a Delta e a LATAM adicionarão 23.000 assentos semanais de ida e volta aos seus itinerários regulares para conectar a América do Norte e do Sul como nunca antes.
A Joint Venture Delta-LATAM
A Joint Venture Delta-LATAM permite às companhias aéreas melhorar a experiência de viagem de seus passageiros e clientes de cargas. O acordo vale para o mercado entre a América do Norte e a América do Sul, proporcionando benefícios como acúmulo conjunto de milhas/pontos em programas de passageiro frequente e conexões mais rápidas para acesso a mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai).
A aliança entre LATAM e Delta teve início em 2019, quando anunciaram seu primeiro acordo para acúmulo/resgate recíproco de milhas/pontos, terminais compartilhados em aeroportos como Nova York/JFK, São Paulo/Guarulhos e Santiago, acesso recíproco a 53 salas VIP Delta Sky Club nos Estados Unidos e 5 salas LATAM na América do Sul, incluindo o novo e exclusivo Delta Sky Club em Los Angeles (LAX) e o novo LATAM Lounge Santiago, no Chile, o maior da América do Sul.
*Hora local