Skip to main content

São Paulo-Los Angeles: LATAM inaugura primeira rota da joint venture com a Delta no mercado brasileiro

Share
An image of buildings in Sao Paulo, Brazil

Chegou ontem a Los Angeles (LAX) o primeiro voo da LATAM associado à joint venture com a Delta no mercado brasileiro. A aeronave Boeing 777 decolou de São Paulo (GRU) na terça-feira (1º/08), oficializando a maior cidade da Califórnia como o 22º destino internacional da LATAM a partir do Brasil. 

A rota marca também o quinto destino da LATAM nos Estados Unidos, depois de Miami, Orlando, Nova York (JFK) e Boston, somando-se aos voos diários da Delta de São Paulo para Atlanta e Nova York, e, a partir de dezembro, do Rio de Janeiro para Atlanta e Nova York (operação sazonal).  

“Os Estados Unidos são um dos destinos internacionais mais procurados pelos viajantes brasileiros, então estamos muito empolgados por lançar esta rota entre São Paulo e Los Angeles em parceria com a LATAM. Esse é o único voo direto para a Costa Oeste dos Estados Unidos desde o Brasil, que, além de se tornar a opção mais rápida e confortável para os clientes explorarem essa região norte-americana, complementa os inúmeros benefícios recíprocos para passageiros frequentes, seja em viagens de negócios ou lazer”, disse Danillo Barbizan, gerente de Vendas da Delta no Brasil.  

A nova rota poderá transportar uma média de 110 mil viajantes por ano diretamente entre os destinos, o que representa quase 65%¹ do número de turistas brasileiros que o Los Angeles Tourism Economics Forecast² prevê que visitarão a cidade em 2024. 

“A inauguração deste voo entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos é resultado da joint venture entre duas companhias globais que agora oferecem aos clientes viagens mais simples e rápidas, com as melhores rotas, horários e conexões”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil. “Com o início dessa nova rota internacional, seguimos com o nosso compromisso de conectar cada vez mais os brasileiros com o mundo e de trazer estrangeiros para conhecerem as maravilhas do Brasil a partir do nosso hub em Guarulhos”. 

A ribbon-cutting ceremony before the boarding in São Paulo/Guarulhos included remarks by Danillo Barbizan, Brazil Sales Manager for Delta Air Lines, and Camila Belinelli, Commercial Manager for LATAM Brazil. Delta Air Lines and LATAM crew members also participated in the event marking the beginning of this partnership.
No embarque em São Paulo/Guarulhos ocorreu a cerimônia de corte de fita, com um discurso de Danillo Barbizan, gerente de Vendas Brasil da Delta Air Lines, e Camila Belinelli, gerente Comercial da LATAM Brasil, além da participação de tripulantes da Delta Air Lines e da LATAM como forma de marcar o início desta parceria. Os passageiros do primeiro voo ainda foram presenteados com um cupcake personalizado em comemoração ao início da operação. 

SÃO PAULO-LOS ANGELES SEM ESCALAS 

A frequência direta entre São Paulo e Los Angeles dura 12 horas, uma viagem quatro horas mais curta em relação à rota com conexão em Santiago ou Lima, de onde a LATAM também voa para o LAX. De Los Angeles, os clientes LATAM também poderão se conectar rapidamente em voos da Delta para mais de 20 destinos norte-americanos populares, incluindo São Francisco, Las Vegas e Seattle. 

São três voos semanais operados com aeronaves Boeing 777, que acomodam 38 passageiros em cabine Premium Business, 50 em Economy+ e 322 em Economy. A partir de novembro de 2023, a rota será realizada com aeronaves Boeing 787-9, com capacidade para 30 clientes em cabine Premium Business, 57 em Premium Economy e 213 em Economy.  

Programação do novo serviço entre São Paulo/Guarulhos e Los Angeles 

VOO  

SAÍDA  

CHEGADA  

FREQUÊNCIA  

GRU-LAX 

23h20 

07h35 

Terças, Quintas, Sábados 

LAX-GRU 

13h15 

05h15 

Quartas. Sextas, Domingos 

*A programação pode sofrer modificações. 

JOINT VENTURE DELTA-LATAM 

A parceria Delta-LATAM tem resultado em uma melhor conectividade entre as Américas do Norte e do Sul, unindo os mais de 200 destinos norte-americanos atendidos pela Delta aos mais de 120 destinos sul-americanos servidos pelo grupo LATAM. Desde a implementação da joint venture, em outubro de 2022, as companhias aumentaram a capacidade em 75% e são a parceria de joint venture número 1 em participação de mercado, medida em passageiros, bem como em número de voos entre Nova York e América do Sul e entre Los Angeles e América do Sul. 

Os parceiros têm trabalhado para oferecer aos seus clientes as melhores experiências tanto em solo quanto no ar. As duas companhias já compartilham terminais em aeroportos como Nova York (JFK), Boston (BOS), Orlando (MCO), São Paulo/Guarulhos, Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile), além de permitir, a clientes elegíveis, acesso a 53 lounges Delta Sky Club nos Estados Unidos e cinco LATAM Lounges na América do Sul. 

Os clientes dos programas de fidelidade Delta SkyMiles e LATAM Pass podem acumular e resgatar pontos/milhas em seus respectivos programas e usufruir de benefícios Elite recíprocos ao viajar nos voos da outra companhia aérea. Dependendo da categoria de membro do programa de passageiro frequente, os benefícios incluem: 

  • Isenção da tarifa de seleção de assento nos voos da LATAM 

  • Embarque prioritário 

  • Assentos preferenciais 

  • Check-in prioritário 

  • Franquia adicional de bagagem 

  • Gestão de bagagem prioritária 

  • Verificação de segurança prioritária por meio do TSA 

LATAM: EFICIÊNCIA PARA MAIS CONECTIVIDADE NO BRASIL E NO MUNDO 

Mais eficiente do que a concorrência, a LATAM voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no Brasil, tendo aberto 11 novos destinos com voos próprios no País desde 2021. São eles: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass. 

No mercado internacional, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo e o mundo com o Brasil. Entre as companhias aéreas brasileiras, a LATAM transporta o maior número de passageiros em voos internacionais no Brasil, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia voa do Brasil para 22 destinos internacionais diretos (em 29 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e oferece voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, exceto Ásia. Ainda em 2023, iniciará as rotas Foz do Iguaçu-Lima, Belo Horizonte-Santiago, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Atlanta, Lima-Havana e Guarulhos-Joanesburgo. 

Anualmente, a aérea transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São 700 voos por dia em média no País, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais. 

¹ Estimativa considerada de acordo com a previsão da quantidade de clientes a serem transportados pela LATAM no trecho São Paulo-Los Angeles em 1 ano de operação. 

² De acordo com os dados do “Tourism Economics Forecast” de Los Angeles, o destino espera receber 85 mil visitantes brasileiros em 2024. 

Related Topics: